Contador de visitas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Interior de MT ignorado na gestão Silval Barbosa
----------------
 Comunidade de Joanesburgo  (em Poxoréu) denuncia descaso e abandono
----------------
Tocado pelos desabafos, deputado "rufa cacete" em governador






No  domingo, 02, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) percorreu comunidades e assentamentos da região de Poxoréu. O deputado fez questão de constatar “in loco” a situação em que vivem dezenas de famílias nas comunidades rurais da região, o estado de abandono chamou atenção. Zeca Viana foi convidado pela comunidade de Joanesburgo – distrito de Poxoréu – para uma reunião. Para chegar a Joanesburgo, vila que fica à margem esquerda do Rio Vermelho, o acesso é precário por uma estrada vicinal. O vilarejo resume-se a 3 ruas, onde estão as casas, a escola, o posto de saúde, campo de futebol e residem cerca de 200 famílias. Oportunidade de emprego é praticamente inexistente. A reunião aconteceu no centro comunitário local. 

 O que se constatou junto aos moradores é o abandono por parte do Governo do Estado em infra-estrutura básica. “Estamos há mais de 60 anos na localidade, os problemas aqui são muitos, o abandono é triste mesmo. Saúde precária, estrada ruim, segurança inexistente e a educação também, telefonia móvel não funciona, enfim, estamos abandonados”, afirmou um dos moradores mais antigos da região, Almir José Silva. “Há muito tempo estamos esperando a vinda de um Deputado aqui e o senhor se prontificou. Jarudore e Joanesburgo estão carentes, estamos precisando de muita coisa, a situação é desesperadora”, reforçou o professor Wesley Barbosa, que esteve na reunião.

 A professora Antônia Soares Silva relatou que até medicamentos os aposentados de Joanesburgo estão tendo que comprar – “...não temos remédios no posto, temos que recorrer à Poxoréu, e lá para se conseguir ser atendido é raridade, e medicamento então, também não existe. Tem aposentado aqui da vila que necessita de medicamento básico, para hipertensão, e estão tendo que comprar, desembolsam até R$ 60,00 e eles não têm condições. Isso é um absurdo, isso é uma calamidade. Nos meses de outubro, novembro e dezembro aqui ficamos sem médico, sem atendimento. Um abandono”, relatou ela na reunião.

 Zeca Viana ouviu todos os relatos das dificuldades que a comunidade local atravessa – “...é realmente um estado de abandono. É muito triste constatar esta total falta de respeito e comprometimento com o povo. Não faço promessas, sou realista, e digo que hoje este sistema de governo da atual gestão está falido, desestruturado e o pior, afundado em corrupção. Isso tudo aqui que estamos constatando é reflexo de um desgoverno. Se os recursos do Fethab por exemplo, fossem aplicados com seriedade e honestidade no interior do estado, muitos problemas estariam sendo resolvidos”, disse Zeca Viana na reunião. O líder comunitário Carlos Ferreira, conhecido na comunidade como “Tempestade” afirmou: “...se nós tivéssemos pelo menos mais 3 ou 4 deputados na Assembleia com o perfil do deputado Zeca Viana, talvez a situação geral no estado de Mato Grosso seria outra. Porque o que temos hoje é a falta de consciência política, falta respeito com o povo e até decência. Temos que mudar esses políticos de carreira e o atual sistema”, afirmou.

 Diante do atual quadro enfrentado todos os dias pelos moradores de Joanesburgo, o Deputado se propôs a buscar alternativas para amenizar os problemas na localidade – “...são uma série de fatores que implicam toda essa situação. Não temos como virar às costas a isso tudo, temos que enfrentar e trabalhar”, reforçou. Várias foram as reivindicações feitas ao Deputado, em uma delas Zeca se prontificou e fez a doação do piso de cerâmica ao centro comunitário como forma de incentivar a revitalização junto à comunidade. O Deputado ainda fez visitas em locais próximos ao vilarejo e a reserva de indígena da localidade. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário