Contador de visitas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

UMA BOA NOTÍCIA!
COMER TOMATE REDUZ RISCO DE DERRAME CEREBRAL

Tomate
Comer tomate, rico em licopénio, poderoso antioxidante que dá a cor vermelha ao fruto, reduz o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A conclusão é de um estudo publicado nos Estados Unidos e citado pela AFP.

A investigação foi publicada na segunda-feira na revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia e indica que as pessoas com taxas mais elevadas de licopénio no sangue têm menos probabilidades de ter um AVC, comparativamente com as que têm níveis inferiores.

O estudo foi realizado na Finlândia e envolveu 1.031 homens entre os 46 e os 65 anos.

A taxa de licopénio foi medida no início da investigação. Os participantes foram seguidos, em média, durante 12 anos, período em que 67 deles tiveram um AVC.

Entre 258 homens com níveis mais fracos de licopénio no sangue, 25 tiveram um Acidente Vascular Cerebral, enquanto entre 259 com níveis de antioxidante mais elevados, 11 tiveram um AVC.

Os resultados, segundo os cientistas, foram mais surpreendentes, atendendo a que foram tidos em conta apenas os AVC provocados por coágulos e não por hemorragias.

«A investigação vem confirmar as virtudes de um regime alimentar rico em fruta e legumes na redução do risco de um AVC», sublinhou o principal autor do estudo, Jouni Karppi, da Universidade da Finlândia, em Kuopio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário